Menu Fechar

Missão, Visão e Valores

o que pretendemos ?

✔ Missão

A Academia Ubuntu Rugby pretende desenvolver competências sociais e emocionais de jovens em risco de exclusão, através da prática desportiva e de intervenção comunitária, de forma a contribuir para um desenvolvimento pessoal integral e integrado.

✔ Visão

Inspirados na filosofia africana Ubuntu que significa “eu sou porque tu és”, desenvolvemos e aplicamos um modelo experimental de transmissão de valores e competências pessoais que incentivam atitudes e comportamentos positivos, agregando crianças e jovens de diferentes contextos culturais, sociais e económicos.

✔ Valores

Ubuntu

É um conceito africano que significa acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança, generosidade. A tradução literal de UBUNTU é: “Eu sou porque Tu és. Eu só posso ser uma Pessoa com as outras Pessoas”. Nelson Mandela contou uma pequena história para tentar definir UBUNTU:

” Em tempos antigos, um viajante que atravessava o seu país parava numa aldeia. Não tinha sequer de pedir por comida e por água. Os aldeões acolhiam-no e alimentavam-no logo que o vissem”.

Valores da World Rugby

Paixão

A pessoas ligadas ao Rugby nutrem verdadeira paixão pelo jogo. O Rugby gera entusiasmo e uma ligação emocional e sentido de pertença à grande família do Rugby.

Solidariedade

Promove um espírito de união ímpar que invariavelmente promove amizade, camaradagem, espírito de equipa e lealdade para toda a vida, ultrapassando quaisquer diferenças culturais, politicas ou religiosas.

Integridade

A integridade é central na estrutura e construção do Rugby, é consegue-se pela honestidade e fair-play.

Respeito

Exige-se sempre o respeito pelos parceiros, adversários, árbitros, e todos os envolvidos
no jogo.

Disciplina

Parte integrante do jogo, dentro e fora de campo; reflete-se no cumprimento estrito das regras e regulamentos.