A filosofia Ubuntu é assente em 5 pilares que os trabalhamos nos nossos jovens:
Pilar em que o jovem adquire para conhecer os seus pontos fortes e menos fortes, conhecer-se a nível físico e psicológico.
Pilar em que o jovem após se conhecer, percebe onde é realmente bom, e onde pode ser uma mais valia, tanto no rugby como na vida, mas também saber onde estão as suas fragilidades usando isso a seu favor.
Pilar em que o jovem percebe que errar faz parte, mas que a grande capacidade de ser o melhor possível, não é fazer algo bem feito, mas sim, fazer mal o menos vezes possíveis, capacidade de errar, mas continuar a lutar para melhorar.
Pilar em que o jovem começa a aceitar-se como é, diferente dos outros, e que percebe que todos são importantes, aceita-se a si, mas também aos outros tal como eles são.
O último pilar, em que o jovem, após perceber a sua causa, e o seu lugar na sociedade, começa a tentar a usar as ferramentas que adquiriu para a sua comunidade envolvente, talvez o pilar mais difícil, mas também o mais gratificante.
O rugby como desporto que usamos para a ferramenta final que são os nossos jovens, tem 5 valores, que para nós fazem todo o sentido e que também os usamos nesta filosofia.
É fundamental para o decorrer do jogo, para que o atleta cumpra as regras, e não se coloque em risco nem a si, nem os colegas de equipa, nem os adversários.
Uma parte importante, que nos dias de hoje está cada vez mais (infelizmente) em desuso, e que não abdicamos, respeito para com a equipa, o adversário, os árbitros e todos aqueles que colaboram na dinamização do jogo.
O rugby dá um espírito de união único, que levam para a vida, família, amigos, com o trabalho em equipa e a lealdade que transcende ás diferenças sociais, políticas, religiosas e económicas.
As pessoas envolvidas no rugby têm consigo uma paixão grande pelo desporto, que transcende a clubismos e eufemismos radicais existentes noutros desportos. O “clube” que mais importa é o rugby, existindo uma união muito grande entre os intervenientes na modalidade, indeferindo o seu clube de origem.
É talvez o valor que damos mais valor, poi leva a todos os outros, a disciplina dentro e fora de campo é refletida na modalidade, e no conceito do que é o rugby para o mundo, apelidado de “um jogo de brutos jogado por cavalheiros”.
Com os pilares e valores mencionados na nossa Filosofia “Ubuntu” e no nosso desporto o “Rugby” chegamos a alguns pontos que esperamos que os nossos jovens alcancem de forma consequente após esse trabalho.